O Botox é uma marca registrada de um tipo de toxina botulínica, que é uma medicação produzida em laboratório e que tem efeito de paralisar a musculatura quando injetada localmente. No mercado brasileiro, existem ainda as marcas Dysport e a Prosigne.
A toxina botulínica foi utilizada clinicamente pela primeira vez por um oftalmologista, o Dr. Alan Scott para tratamento das distonias faciais (pessoas que ficam piscando o tempo todo, contraindo as pálpebras e os músculos da face, causando dificuldade no trabalho e no convívio social). A toxina tem sido considerada o tratamento de escolha para esses problemas.
O uso da toxina botulínica para tratamento das rugas começou na década de 90 e se popularizou muito, pois afinal é uma arma poderosa no tratamento dos efeitos do envelhecimento.Há diminuição das rugas da testa , glabela e área dos “pés de galinha.” O efeito da toxina botulínica é temporário, sendo que dura entre 3 a 6 meses,dependendo da pessoa. Não se aconselha a aplicação com prazo inferior a 3 meses pelo risco de desenvolvimento de resistência à medicação.
A aplicação da toxina deve ser cuidadosa, pois a aplicação incorreta pode causar diversos contratempos como a ptose palpebral (pálpebra caída) ou diferença na altura da sombrancelhas. É um tratamento médico, sendo que o procedimento deve ser realizado em consultórios ou clínicas com infra-estrutura, não é para ser aplicado em salões de beleza ou festas, sendo que somos contra a banalizalização do seu uso.
A toxina botulínica, quando indicada e aplicada criteriosamente se mostra como uma excelente ferramenta da Medicina comtemporânea.
Bibliografia:
Matayoshi S e Silva AB. Blefaroespasmo e outras distonias In Matayoshi S; Forno EA; Moura EM: Manual de Cirurgia Plástica Ocular. São Paulo, Ed. Roca, pp.127-34, 2004.